sexta-feira, 25 de junho de 2010

Uma Breve Introdução ao RPG

Legenda:
NPC- Personagens não Jogadores
Pjs- Personagens Jogadores
Mestre- Narrador e juíz da historia

O que é?
É jogo que se baseia em uma história narrada por um mestre que não é necessário ter um fim, e o que importa é a ação de todos em prol de um objetivo comum. No desenvolver dessa história temos personagens jogadores e personagens do mestre. Os personagens do mestre são chamados de NPCs. Eles servem para passar alguma informação aos Pjs ou para enriquecer a história.
A história pode ser uma aventura de capa espada ou até mesmo uma aventura no nosso tempo atual. Qualquer tema pode ser abordado para esse jogo.
Por exemplo: Uma aula de 7ª série que os professores querem fazer uma atividade interdisciplinar. Seria possível trabalhar a geografia para a ambientação de sua história, conteúdos de língua portuguesa para charadas ou outros, enigmas matemáticos, conhecimentos de ciências, literatura, artes, física e história.
A ideia é trabalhar conteúdos procedimentais de uma maneira mais divertida e criativa.

Ex: Em uma sala temos números de 1 a 10 no chão, e uma voz fala quando os Pjs entram na sala: Sou um tipo de número que ao dividir-me por dois não deixo resto. Quem sou eu? Então os jogadores após resolver o enigma pisarão apenas nos números pares superando assim o desafio proposto. (trabalhando no conjunto dos números inteiros)

É possível fazer ficha de personagem com os alunos de modo a aprimorar ela com o decorrer das aulas-aventuras adquirindo experiência. Isso incentiva o aluno a aprimorar sua ficha a fim de ser mais forte ou ser mais inteligente a medida que o jogo vai ficando mais complicado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário