quinta-feira, 24 de junho de 2010

Planejamento de Aula de Educação Física - Christian, Juliana e Tales

Dados de identificação:
Professores: Christian Tedesco Venzon, Juliana de Araújo e Tales Bittencourt
Escola: “Nós PedagogOS e ela”
Turma: 41
Série: 4º ano do Ensino Fundamental
Data: 11/06/2010

Objetivo:
Estimular o trabalho cooperativo, os sentidos do tato e da visão e aprimorar a atenção e as habilidades motoras.

Recursos:
Garrafas Pet, Tesoura, Fitas Coloridas, Sacolas Plásticas e Balões.

Organização Programática do Tempo de Aula:
Começaremos a aula com uma atividade de aquecimento, chamada “circuito da peteca”.
(tempo aproximado: 5 minutos)
Como atividade principal seram realizadas as atividades denominadas "Corrida da Peteca" e “Dominó Humano”.
(tempo aproximado: 30 minutos).
Para encerrar a aula de forma tranqüila será proposta a turma um “Jogo de Mímica”.
(tempo aproximado: 10 minutos)

Nas próximas duas atividades a turma irá utilizar petecas construídas com materiais reciclados.

Circuito da Peteca:
Os professores estarão posicionados em diferentes cantos da quadra de forma triangular a fim de formar um circuito para que os alunos(as) percorram ao mesmo tempo em que rebatem as petecas jogadas pelos professores, porém deverão rebater alternando as mãos (direita e esquerda).Esta atividade será realizada individualmente.

Atividades Principais

Corrida da Peteca:
Os alunos irão se dividir em duas equipes, e estarão localizados no meio da quadra, enquanto os professores estarão posicionados, dois a frente dos alunos sobre a linha de fundo e um atrás dos alunos também sobre a linha de fundo.
Os alunos devem correr até os professores posicionados a sua frente para rebater as petecas jogadas por eles e após retornar ao final da fila.
Ganha o time em que o último aluno da fila após rebater três vezes a peteca toque a mão do professor que estará posicionado sobre a linha de fundo atrás das duas filas.

Dominó Humano
Nesta atividade a turma irá utilizar pulseiras coloridas com cinco cores diferentes, construídas commateriais reciclados
Cada aluno receberá um par de pulseiras coloridas representando as peças de um dominó. (Cinco pares com as cores iguais, porém um par de cada cor e o restante com combinações entre elas todas diferentes, ao todo são 15 peças)
Os alunos irão representar dois jogos de dominó, um que resulte em uma corrente e outro um circulo, para isso terão que unir suas mãos conforme seus pares de cores iguais as suas, assim como em um jogo de dominó em que só poderão se unir as peças com as extremidades iguais.

Volta à calma:
Os alunos estarão sentados de frente para os professores, onde um professor terá um saco com cartelas contendo temas variados para um jogo de mímica. Os alunos serão chamados aleatoriamente para retirar uma cartela do saco e interpretar apenas com mímicas a cartela para os colegas. Ao final da volta à calma, todos sentarão em círculo e poderão compartilhar as suas vivencias, bem como os seus sentimentos nas atividades propostas na aula do dia.

FOTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário