quinta-feira, 24 de junho de 2010

Projeto de Educação e Saúde - Christian, Juliana e Tales

Título:
“Compreender as Dificuldades para Promover as Aprendizagens.”

Escola:
Escola Municipal de Ensino Fundamental Educar para a Vida

Turmas envolvidas:
1º à 4º ano, manhã e tarde.

Justificativa:

Detectar dificuldades auditivas apresentadas pelos alunos que possam diminuir suas capacidades de entendimento das atividades propostas pelo educador e dificultar as aprendizagens. A escolha do tema foi definida para dar continuidade a um projeto de Educação Inclusiva que será desenvolvido nesta disciplina em conjunto com as disciplinas de NEEs e Educação e Corporeidade.

Objetivo Geral:
Trazer para dentro do ambiente escolar, estudantes de nível superior para que se desenvolvam projetos que possam facilitar o trabalho dos professores regulares, o trabalho poderá ser realizado em diferentes seguimentos que englobem as áreas sociais e de saúde, para isso serão desenvolvidas atividades psicomotoras a fim de diagnosticar possíveis dificuldades que os alunos possam apresentar em seu aprendizado, facilitando o processo de socialização e aprendizagem, que juntamente com a proposta pedagógica desta escola irão colaborar para o desenvolvimento físico e cognitivo e social dos alunos. Neste projeto seria trabalhado o curso e fonoaudiologia, embora estudantes de outros cursos possam fazer parte do projeto.

Objetivos Específicos:
Promover a avaliação da capacidade auditiva e de linguagem dos alunos para contribuir na promoção da saúde e na aprendizagem.

Metodologia:
Primeiramente será feita uma seleção entre alunos dos cursos envolvidos para isto serão enviados emails a coordenadores de cursos de diferentes instituições de ensino superior a fim de que os voluntários se candidatem as vagas, tendo como pré- requisito estar cursando no mínimo o 4º semestre dos cursos de Educação Física ou Fonoaudilogia. Serão selecionados quatro alunos de cada curso para que se formem quatro duplas, com um aluno de cada, sendo que duas duplas irão trabalhar no turno da manhã e duas no turno da tarde. Cada dupla irá desenvolver o projeto em duas turmas diferentes, desenvolvendo um plano de aula por semana para cada turma em conjunto com o professor nas aulas de Educação Física. Os recursos utilizados neste projeto serão escolhidos pelos estagiários conforme a elaboração dos planos de aula.
O projeto proporcionará ao voluntário um certificado de 50 horas, pelo estágio voluntário não remunerado.
Para exemplificar este projeto realizaremos uma atividade, na qual a turma irá escutar e dançar uma música que aos poucos terá seu volume diminuído e assim que cada aluno não estiver mais escutando a música perfeitamente irá parar de dançar, deste modo poderemos detectar aqueles alunos com maior dificuldade auditiva. Nesta atividade iremos utilizar um reprodutor de som.

Redes de apoio:
Instituições de Ensino Superior

Avaliação:
A avaliação dos alunos será bimestral e feita pelo professor levando em conta o trabalho realizado pelos estagiários.
Os estagiários serão avaliados através de relatórios de estágio entregues mensalmente e um relatório de conclusão no término do projeto.

Cronograma:

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