sexta-feira, 25 de junho de 2010

Conteúdos Procedimentais - Didática

O Templo dos Cinco Sentidos

Introdução
Tudo anda bem no pais dos vegetais. Os Aipins estão brincando com as beterrabas, os chuchus estão tomando banho de sol e todos estão vivendo suas vidas normalmente, até que um dia o céu escurece e o rei Brócolis Terceiro convoca o povo para um pronunciado.

Todos os vegetais se dirigem ate em baixo da sacada do rei para ouvi-lo:

- Meu povo, estamos cozidos, fritos ou refogados! Nossas sementes não estão germinando como deveriam e apenas uma pessoa poderá nos ajudar, porém essa pessoa foi aprisionada pelo gigante do templo dos cinco sentidos e preciso de cinco voluntários para resgatá-lo e trazê-lo ao pais dos vegetais. Caso o contrário todos viraremos sopa. Além de ir até o gigante e salvar esta pessoa é necessário superar os desafios do templo. Portanto vamos a luta.
Na manhã seguinte os cinco voluntários se apresentam ao rei.
O rei lhes diz onde mora o gigante e então eles partem.

Quando chegam ao gigante ele pergunta:
- Quem invade meus domínios e perturba meu sono? (os PJs = Personagens Jogadores, falam com o gigante)
- Para que eu lhes deixe entrar no templo vocês primeiro terão que acertar minhas charadas. Se acertarem, deixo que passem. 

Charada 1
É meu, mas os outros usam mais do que eu, o que é? 
Resposta: Meu nome. 

Charada 2
São 3 irmãos, o mais velho já se foi o do meio está conosco e o caçula não nasceu?
Resposta: Passado, Presente e Futuro 
Logo após isso os PJs seguem para dentro do tempo. 

Entrando no Templo
O templo é de mármore branco com cinco colunas altas formando o cruzeiro do sul, todas as colunas tinham símbolos representando os cinco sentidos. Olhos para a visão, Orelhas para audição, Nariz para o olfato, Boca para paladar e Mãos para o tato. Cada coluna apontava para uma sala, nestas salas eles terão que descobrir as pistas para descobrir o nome da pessoa que irá salvar o pais dos vegetais. Contudo não há muito tempo disponível, então nossos heróis terão que se dividir.  

Visão
Na sala da visão o enigma a ser descoberto é o seguinte:
- Como se sente um morador de periferia de uma grande cidade com o modo como os policias o abordam muitas vezes? A segunda letra é “P”
(oprimido) 


Audição

Na sala da audição o enigma a ser descoberto é seguinte:
Complete a lacuna desta música: O trem maluco quando sai de .................... vai fazendo chic-chic até chegar ao Piauí. A primeira letra é “P”
(Pernambuco) 
  
Olfato
Na sala do olfato o enigma a ser descoberto é seguinte:
Complete a lacuna desta frase:
Na mitologia grega o titã Atlas foi castigado por Zeus a suportar o peso do ............... nas costas. Com cinco letras.
(mundo) 
 
Paladar
Na sala do paladar o enigma a ser descoberto é seguinte:
Conforme sua formação acadêmica o ex-presidente FHC era um? Com nove letras.
(Sociólogo) 

Tato
Na sala do tato o enigma a ser descoberto é seguinte:
A segunda nota musical + a casa dos esquimós sem a letra “i” e a característica do inverno no hemisfério norte (plural). Dois sobre nomes.
(Reglus Neves)  

Depois de descobertos os cinco enigmas, surge diante deles um grande brócolis que fala o seguinte:

- Eu sou o Rei Brócolis Primeiro como vocês sabem eu já parti dessa para melhor. Meu neto Brócolis Terceiro está no meu lugar. Espero que ele esteja fazendo um bom trabalho.
O que vocês querem de mim? Já chega aquele gigante chato que vive perturbando meu descanso. (os PJs = Personagens Jogadores, falam com o rei brócolis).
Ele responde:
- Muito bem! Fizeram um ótimo trabalho até aqui, agora é só me dizer o nome da pessoa a quem procuram e eu a entregarei a vocês, para que voltem e salvem o pais dos vegetais.
(Paulo Reglus Neves Freire) 

Conclusão
Chegando em casa são recebidos pelo rei e pelos moradores do reino como heróis.
Vocês nos salvaram! Muito obrigado a todos. 
E assim todos vivem felizes para sempre.

Trabalho realizado com Tales, Juliana, Christian, Patricia, Eliane e Salete

Um comentário:

  1. Olá, gostei muito da atividade desenvolvida em aula, muito criativa. Parabéns.

    ResponderExcluir